1ª Fase do CST Gestão de Turismo realiza viagem técnica

terça-feira, 8 de maio de 2018

Em 05 de maio, sábado, a turma da 1ª fase do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo realizou a viagem técnica semestral, com destino à Florianópolis.
A atividade, prevista no Projeto Pedagógico do Curso, foi realizada de forma interdisciplinar e envolveu as disciplinas de Turismo e Hospitalidade, Lazer e Entretenimento, Metodologia Científica e Organização do Espaço Brasileiro.
No roteiro, 28 acadêmicos e 03 professores visitaram a Ilha do Campeche, patrimônio arqueológico brasileiro, tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e o Il Campanário Villagio Resort, um meio de hospedagem de alto luxo, localizado na praia de Jurerê Internacional. O roteiro visou propiciar uma experiência comparativa entre a realização de atividades turísticas em área de preservação administrada pelo poder público, como no caso da Ilha do Campeche, em contraponto à gestão privada em empreendimento de alto padrão, realizada no Resort.
Na Ilha do Campeche o grupo foi acompanhado pela representante do Instituto Ilha do Campeche e pelos guias credenciados pelo IPHAN, que explanaram sobre os fatores limitantes da atividade turística em área de preservação. O grupo teve a oportunidade de realizar a Trilha do Letreiro e visualizar as oficinas líticas e as inscrições rupestres atribuídas às comunidades antigas de até 12.000 antes do presente.
No Il Campanário Villagio Resort os acadêmicos foram recebidos pela gerência operacional e pelos responsáveis pelos setores de Eventos, Lazer e Entretenimento e Gastronomia. Através da explanação dos profissionais, o grupo pode conhecer o perfil do empreendimento e de seus hóspedes, as estratégias para captar novos clientes e ampliar a oferta de serviços turísticos, o perfil dos colaboradores e o mercado de trabalho. Tiveram ainda a oportunidade de conhecer todas as instalações do hotel.
A receptividade de ambos os destinos, transformaram a saída técnica em uma experiência enriquecedora para a formação dos futuros gestores de turismo que será sistematizada através de relatório técnico, produzido pelos acadêmicos e apresentado para os docentes envolvidos na atividade interdisciplinar.

2

Grupo na Praia Central da Ilha do Campeche após a realização da Trilha do Letreiro

3

Representante do Instituto Ilha do Campeche e guias credenciados pelo IPHAN que acompanharam a visita. Nossos agradecimentos pela excelente acolhida.

4

Grupo e os gentis receptores no lobby do Il Campanário Villagio Resort.

5

Visão das áreas de lazer externas do Il Campanário Villagio Resort