2º Festival de Curtas-metragens do IFC Campus Avançado Sombrio

domingo, 3 de dezembro de 2017

Nos dias 22 e 23 de novembro, quarta e quinta-feira, no auditório do Campus Avançado Sombrio, foi realizado o 2º Festival de Curtas-metragens do IFC Campus Avançado Sombrio. O evento constitui-se na atividade de encerramento do projeto de ensino “Produção audiovisual, Linguagens e Humanidades”, o qual tem como objetivo debater e problematizar questões ligadas aos temas Gênero, Diversidade e Direitos Humanos, culminando na produção de filmes curtas-metragens sobre as temáticas abordadas.
As atividades do referido projeto de ensino foram desenvolvidas interdisciplinarmente com os alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio Integrado ao longo de todo o ano, envolvendo as disciplinas de História, Filosofia, Sociologia, Língua Portuguesa, Metodologia Científica e Artes. Como resultado dos debates e problematizações desenvolvidos em aula, os alunos escreveram, produziram e gravaram curtas-metragens que abordaram alguns dos pontos debatidos em aula ao longo do ano.
A cerimônia contou com 11 categorias de premiação, as quais são Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro original, Melhor Roteiro baseado em história real, Melhor Curta de Humor Inteligente, Melhor Produção, Melhor documentário, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor filme – Escolha do público e Melhor filme. No dia 22 de novembro, das 13h às 17h, ocorreu a premiação dos curtas produzidos pelas turmas de primeiro ano e no dia 23 de novembro, também das 13h às 17h, ocorreu a premiação dos curtas produzidos pelas turmas de segundo ano.
A importância deste trabalho reside na necessidade de movimentos e reflexões que desconstruam o preconceito e promovam a aceitação das diferenças e o respeito à dignidade de todos e todas. A equipe do projeto agradece a todos os que prestigiaram o evento, aos alunos que produziram com tanto empenho seus curtas-metragens e, em especial, aos alunos e servidores que auxiliaram na organização do festival e possibilitaram sua realização.