Menu principal
 

Projeto do Campus Avançado Sombrio será apresentado no I Encontro dos Campi Avançados

terça-feira, 6 de julho de 2021

O Projeto Videoaula IFC, do Campus Avançado Sombrio, é um dos quatro trabalhos selecionados para apresentação em plenária virtual de experiências exitosas, na área temática Ensino, do “Avançando pelo Brasil – I Encontro dos Campi Avançados”. O evento, que ocorre de 14 a 16 de julho, vai reunir dirigentes e servidores dos campi avançados de Institutos Federais de todo o país, com o intuito de compartilhar práticas e resultados com base na integração de conhecimentos técnicos e tecnológicos e práticas pedagógicas, científicas, extensionistas e administrativas.

Desenvolvido desde 2014 no Campus Avançado Sombrio, o Videoaula IFC é um projeto integrado que envolve ensino e extensão. É uma proposta de ensino híbrido, que mescla sala de aula presencial e ambiente virtual, integrando novas tecnologias em uma metodologia inspirada no modelo de sala de aula invertida. Ao mesmo tempo, o material didático produzido em vídeo fica disponível publicamente no canal do YouTube Videoaula IFC.

Atualmente, o projeto é coordenado pelo servidor Ulysses Tavares Carneiro, Técnico em Assuntos Educacionais e conta com a colaboração dos docentes Lucas Spillere Barchinski e Susana Pereira da Cunha de Matos, além da bolsista Ana Paula Ramos Pereira, acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática.

A plenária virtual acontecerá no dia 15 de julho. Para participar do evento e prestigiar esta e as demais apresentações de experiências exitosas dos Campi Avançados de todo o Brasil é preciso se inscrever, gratuitamente, no site https://www.even3.com.br/apb2021/

Sobre o I Encontro de Campi Avançados

O evento foi idealizado por diretores de campi avançados, contando com a participação e apoio de reitores, pró-reitores e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) — em especial, da Câmara e do seu Fórum de Desenvolvimento Institucional.

Os objetivos do I Encontro dos campi avançados “Avançando pelo Brasil” são: integrar e fortalecer a atuação dos campi avançados frente à Rede Federal e nas regiões onde estão localizados; compartilhar experiências focando nos desafios desses campi e nas possibilidades de replicabilidade; analisar tendências e condições para implementação de diversos contextos; intensificar as discussões da Educação Profissional, Científica e Tecnológica e qualificar a atuação dos gestores desses campi.

Atualizado em